sexta-feira, 21 de maio de 2010

ALGUMAS RESPOSTAS AOS NOVATOS!!


Para iniciar meus estudos eu preciso de um mestre?Não, de maneira alguma. Existem bruxos totalmente autodidatas alguns até por opção, por acreditarem que a verdadeira Bruxaria só pode ser aprendida através da vivência, e por preferirem impor seu próprio tempo para estudos e crescimento.


Um amigo meu me disse que a maioria das pessoas que fazem o ritual de iniciação sozinho, fica na solidão pro resto da vida. Tem alguma verdade nisso?Não é verdade, não existe relação entre um bruxo solitário permanecer solitário por toda a vida. Normalmente um bruxo solitário somente o é por não ter conseguido um grupo descente para realizar seus estudos ou por não ter conhecimentos de outras pessoas. Quando um solitário encontra alguém da arte irá perceber se deseja compartilhar ou não o que sabe e aprender mais. Sendo assim, as escolhas são individuais e levadas pela oportunidade e não uma escolha feita no ato da iniciação.


Vocês fazem sacrifícios de sangue?NÃO! A natureza do sacrifício é abdicar de alguma coisa para obter algo mais importante. Wiccanos acreditam na santidade de todas as vidas. A maioria dos pagãos acredita que animais são parte do mesmo ciclo de vida natural que os humanos.


Eu gostaria de saber como eu faço para me tornar um(a) wiccano(a)?Se você ainda precisa fazer essa pergunta, é porque ainda não está pronto(a) para se iniciar. Estude e leia bastante, para aprender o máximo que puder, para ter certeza que é este o caminho certo para você. Quando estiver pronto(a) não precisará perguntar a ninguém como se tornar um(a) wiccano(a), já saberá exatamente o que fazer.


Como faço para saber se tenho algum poder? Lancei um círculo com uma amiga fizemos um ritual de invocação básico, deu tudo certo todos os pedidos foram realizados, mas eu ainda tenho dúvidas se eu sou ou não bruxa... Por favor me ajude!!!!Não se trata de saber se tem poderes ou não, os dons da Deusa são para todos. Se o círculo/ritual que vocês fizeram deu certo, imagino que já seja uma boa indicação para continuar. Voltando aos poderes, sua relação com a Deusa lhe permitirá um melhor conhecimento do seu eu interior e esse conhecimento pode lhe trazer mais compreensão. Ser bruxa é seguir a religião dos Antigos, é respeitar a natureza e a vida de uma forma geral, é não ser conivente com atos que possam prejudicar, não é lançar feitiços somente. Estudar sempre é o melhor caminho para obter a compreensão.


Como eu escolho o nome mágico? E ele pode ser usado por pessoas que não foram iniciadas na Wicca?O nome é uma significação pessoal. Normalmente o nome vem em um 'estalo', quase que um momento de inspiração e é seguido de uma certeza interior quanto a sua significação e sua escolha. Normalmente não é uma boa idéia dizer a alguém seu nome mágico, por que ele te identifica no âmbito mágico/espiritual, e sendo assim você pode ficar vulnerável com a divulgação deste nome. Conseqüentemente não é bom que alguém que não tenha sido iniciado o use. Agora se você não é iniciado e quer um nome mágico, acho complexo, pois o nome mágico acontece quando da iniciação (independente de ser na Wicca), e em si só encerra o significado, ou a significância se preferir, do ato de mudança ou iniciação em algo.Bruxos e wiccanos fazem feitiços?Sim. Bem, alguns o fazem. Entretanto, o termo "feitiço" é costumeiramente mal-entendido.Feitiços são como orações, e são usados para criar mudanças necessárias na vida do bruxo ou de alguém amado. Mas enquanto orações são petições a uma divindade externa para criar a mudança, a maioria dos bruxos e wiccanos acredita que a divindade está presente em tudo, incluindo em nós mesmos. Feitiços, então, são a canalização de nossa própria divindade, nossas próprias energias, para criar a mudança.Feitiços como aqueles que usam "magia de amor" para ganhar a atenção de um indivíduo específico, ou "maldições", são considerados "manipulativos". A maioria dos wiccanos acredita que qualquer manipulação - afronta à livre vontade de outro - é errada. Muitos outros caminhos pagãos têm códigos de conduta similares baseados nos princípios de sua tradição ou crença e quase todos eles acreditam que a responsabilidade por suas ações os acompanha.


Bom, eu sou bruxo iniciante mas nunca fiz nenhuma iniciação, começei direto fazendo bruxaria. Como posso saber se tenho vocação para ser bruxo? (Eu amo a bruxaria)Você primeiro precisa saber o que é a bruxaria. A bruxaria não é apenas um sistema de fazer magias, é uma religião antiga e que deve ser respeitada. Você deve começar buscando saber do básico de Bruxaria, dos conceitos primordiais de deidades (divindades), de como a energia é trabalhada na bruxaria, das crenças e tudo mais. Se você não é iniciado (nem auto-iniciado, nem em alguma tradição) e se você não segue qualquer técnica ou faz a "bruxaria" a seu bel prazer, você não pode se chamar de bruxo. Bruxos levam tempo para serem formados e muitos deles não deixam a alcunha de aprendizes por toda a vida, pois aprendiz é quem sempre está por aprender e, em se tratando de bruxaria, você está sempre aprendendo. Não busque vocação, ela existe para todos que desejam sinceramente seguir o caminho. Se esse for o seu caso, então lute por isso, aprenda, aprenda e viva.

POSSO PRATICAR BRUXARIA, USANDO SOMTENTE AS FORÇAS DA NATUREZA?

ñ me vejo praticando outro sistema de magia .porém , gostaria de saber se há como eu pratica-la sem o uso da energia dos deuses, usando somente a energias do elementais , dos planetas , dos intruments naturais e mihah p´ropia energiañ sou bruxo , sou apenas um feiticeiro. mas ñ sei se posso me tornar um bruxo um dia , quem sabe.....os feitços vão funcionar da mesma forma?obrigadoOlá amigo, obrigada por nos ter escrito. A resposta para a sua dúvida é sim. A Bruxaria nada mais é do que o uso da magia natural, ou seja, a magia da natureza. Assim, utilizar a energia dos elemntais, dos planetas etc está correto. Porém, acredito que exista uma confusão aqui. Os deuses não são entidades a parte. Nós, bruxos e bruxas, cremos que a divindade está em todas as coisas. A Deusa e o Deus não governam a Terra; eles são a Terra. Sendo assim, pela definição de bruxo(a), se você estiver honrando a natureza e os seus elementos, estará honrando os deuses. Não se preocupe em dar nomes, faça o que for sincero para você, ok?

PARA ME TORNAR BRUXO, PRECISO FAZER UM RITUAL?

Não é necessário um ritual para alguém se tornar bruxo(a). O que faz de uma pessoa bruxa é a prática e a sua vida como tal. Ouve-se muito as pessoas falarem sobre iniciação e auto-iniciação, mas estas se referem somente à Wicca, que é apenas um segmento da Bruxaria. A Bruxaria possui uma diversidade enorme. Talvez o mais correto mesmo fosse dizer "bruxarias" (no plural), porque a Bruxaria é absurdamente diferente em todo o mundo, em todas as épocas. Há alguns poucos preceitos que caracterizam uma pessoa como bruxa, e você pode conhecê-los em: Princípios e Crenças na Bruxaria.


BRUXARIA É A MESMA COISA QUE WICCA?

Sim e não. A Bruxaria é um conjunto de crenças; a Wicca é uma religião que utiliza essas crenças. Podemos definir, muito resumidamente, que a Wicca é a religião da Bruxaria, mas há bruxas e bruxos que não são wiccanos. Isso porque a Wicca, como uma religião, tem suas crenças, princípios, leis, até dogmas, o que não é encontrado na Bruxaria, visto que não existe uma Bruxaria, mas várias. Em cada lugar do mundo, a Bruxaria foi praticada de maneira diferente, e assim o é até hoje. Não existe um sistema unificado da Bruxaria. A Wicca, apesar de ser uma religião com diversas tradições, tem uma unidade. Unidade esta que deve ser preservada a todos aqueles que nela são iniciados.

E a Wicca, como uma religião, é extremamente nova: data da década de 1950, através do bruxo Gerald B. Gardner. Ele foi iniciado por outras bruxas e resolveu dar uma "nova roupagem" à Antiga Religião, com medo de que esta morresse. Assim, ele adicionou diversos elementos de outros sistemas mágicos, tais como a Magia Cerimonial e a Maçonaria, a fim de montar uma estrutura religiosa que se sustentasse bem. E conseguiu.
O fato é que ele foi bastante criticado na época por trazer à público as práticas das bruxas, chamado de traidor, enfim, causou uma certa ira das bruxas ditas tradicionais. E isso acontece até hoje, na verdade. Muitos ainda dizem que Gardner deturpou a verdadeira Bruxaria; outros o defendem, dizendo que graças a ele temos acesso a toda essa cultura escondida. Eu prefiro ficar com a segunda opção. A Bruxaria está viva.






TENHAM UMA ÓTIMA SEXTA E

BOM FINAL DE SEMANA!!!

Nenhum comentário: